The Creepy Project

~~soprando a poeira~~ Fim de ano é assim mesmo e sem mais delongas.
Hoje o post é sobre um autor que eu gosto muitíssimo íssimo íssimo. H.P. Lovecraft é considerado o pai da ficção de horror.






Lovecraft era estadunidense nascido em Rhode Island em 20 de agosto de 1890.  O seu gênero literário, como ele mesmo costumava chamar, era o Cosmicismo, ou Terror Cósmico. É como uma trama de ficção científica que fala de entidades não humanas que governam o universo e põe todo um véu de medo e hostilidade nessa ideia de universo e hoje vamos falar um pouco de sua vida e sua maior criação.


Vida

O cara criou simplesmente um panteão e um livro oculto fictício, o Necronomicon. Em 1923, Howard foi um ghostwritter em uma revista pulp chamada Weird Tales. Essas revistas de contos e histórias de ficção de horror ou simplesmente poemas góticos eram bastante comuns no começo do século passado.
Durante a sua separação de um casamento com uma judia, Lovecraft se correspondia com vários escritores estreantes de quaisquer gêneros e um deles era o ilustre Robert E. Howard quanto howard, que o emprestou várias ideias para a sua obra com o panteão cósmico e ficou famoso por escrever Conan o Bárbaro, até suicidar-se em 1936, o que devastou H.P. Lovecraft. Nessa época, surgiram seus mais famosos trabalhos, O Chamado de Cthulhu e Horror em Redd Hook.  H.P. também escreveu seu único romance. O Caso de Charles Dexter Ward e Debaixo das Pirâmides, que foi escrito para o mágico Houdini que deve aparecer por aqui também qualquer hora.
Howard Phillips Lovecraft morreu em decorrência de câncer no intestino em março de 1937 aos 46 anos,


Mitos de Cthulhu 






Apenas após a morte, ele tornou-se conhecido e honrado por sua obra.

Muita gente fala "ah, é só uns monstrinho nada a ver e mimimi". Eu mesma já pensei isso quando era mais nova hehehe SÓ QUE, na época em que foram escritos, gente, isso era uma coisinha bem assustadora. Ponham-se em 1926 e venham comigo.
Acho que como todo bom escritor de terror, tem suas raízes bem fincadas no romantismo e principalmente, aos pés de Edgar Allan Poe.  Lovecraft não era diferente.  Suas obras sobre monstros mitológicos e deuses ancestrais levaram o nome de Cthulhu Mythos, ou, no bom português, Mitos de Cthulhu.
 As divindades criadas por Lovecraft são de outras dimensões e são extremamente poderosas e que reinaram na terra há milhões de anos e criadores da raça humana e interventores do universo.
Cthulhu é um desses Grandes Anciões que desceram do universo para terra há milhões de aninhos atrás e ele é, digamos,  ~~esperem~~ não tem muito como explicar e nem uma representação gráfica beeem fiel, então vou deixar com o próprio Lovecraft, a imagem desse monstro.

"Representava um monstro de traços vagamente antropoides, mas com uma cabeça de polvo cujo rosto era um amontoado de tentáculos, um corpo escamoso, prodigiosas garras nas patas dianteiras e traseiras e longas asas estreitas nas costas. A coisa, que transpirava uma terrível malevolência sobrenatural, tinha um aspecto inchado e sentava-se em uma pose vil sobre um bloco ou pedestal retangular coberto por caracteres indecifráveis. A ponta das asas tocava a borda traseira do bloco e o corpo ocupava o centro, enquanto as longas garras curvas das pernas traseiras, que estavam dobradas, agarravam-se à borda frontal e estendiam-se para baixo em direção à base do pedestal. A cabeça do cefalópode projetava-se para a frente, de maneira que a ponta dos tentáculos faciais tocava o dorso das enormes garras dianteiras, que cingiam os joelhos da criatura sentada."





Não se sabe muito sobre a origem do gatinho ai, mas ele e as outras divindades moravam em R'lyeh. Quando essa cidade afundou, os cultos ao deuses diminuíram e Cthulhu, uma espécie de líder dos Anciões, começou a mandar sonhos para as pessoas, para que elas começassem a cultuá-los novamente. Sim, Lovecraft tinha influência assumida de pesadelos e insônias hehehe.
Os cultos restantes na Islândia, China e Groelândia, continuavam a invocar:

“Ph’nglui mglw’nafh Cthulhu R’lyeh wgah’nagl fhtagn”, 

que quer dizer:

“Na casa em R’lyeh, Cthulhu, morto, aguarda sonhando”. 






Existem cultos reais ao Cthulhu. Tipo, sério. E ah, não se preocupem, há dúvidas quanto à pronúncia da palavra. O próprio Lovecraft comenta que as tentativas são meras tentativas. Não há como humanos reproduzirem o nome corretamente devido as diferenças entre a linguagem da criatura e do criador. Geralmente se fala "Cutulhu". Mas pode ser de tantas formas... Então sintam-se livres pra errarem hehehe.

AH! E o cara escrevia de uma forma tão realista que ainda há especulações sobre a existência do Cthulhu. O Bloop Sound, por exemplo... É um som de baixa frequência que foi capturado por pesquisadores diversas vezes em 1997 e aparentemente ocorreu em uma região pertinho de onde é especulado que ficava R'lyeh. 


R'lyeh


As coordenadas pra vocês verem: R'yleh: S 47 9′, W 126 43′ 47″ e Bloop: S 50, W 100

Clique aqui para ouvir o som. NÃO DÁ SUSTINHO, EU PROMETO

Não se sabe MESMO de onde é que viria esse som. Bloop. Bloop. Bloop. 
O Cthulhu e as divindades costumam ser invocadas com a ajuda do Necronomicon... Que é tema do post de amanhã! Aguardem e beijokas.

OFFTOPIC: Eu não esqueci dela não <3 Clique aqui pra ouvir do que eu estou falando!





Leave a Reply